sexta-feira, 30 de agosto de 2013

I, too - Langston Hughes

I, Too


I, too, sing America.

I am the darker brother.
They send me to eat in the kitchen
When company comes,
But I laugh,
And eat well,
And grow strong.

Tomorrow,
I’ll be at the table
When company comes.
Nobody’ll dare
Say to me,
“Eat in the kitchen,”
Then.

Besides,
They’ll see how beautiful I am
And be ashamed

I, too, am America.

Este poema é de Langston Hughes, ele era poeta, novelista, dramaturgo, contista e colunista americano. Hughes nasceu em 1902. Achei este poema na prova do ENEM do ano passado(2012). Gostei muito do que li. Este texto foi publicado no livro Collected Poems of Langston Hughes (Coletâneas de Poemas de Langston Hughes), em 1994. Mas Hughes morreu em 1967, aos 65 anos, por complicações após uma cirurgia abdominal relacionada a um câncer de próstata. Ele ficou conhecido como um dos líderes da renascença do Harlem. Ele escreveu vários textos famosos sobre racismo e a inclusão dos negros na sociedade americana. A tradução deste texto é:



Eu, também


Eu, também, canto América.

Eu sou o irmã mais escura.
Eles mandam-me comer na cozinha
Quando a companhia vem,
Mas eu riu,
E como bem,
E cresço forte.

Amanhã,
Eu vou estar na mesa
Quando a companhia vier.
Ninguém vai se ousar
A dizer a mim,
"Coma na cozinha"
Então.

Além disso,
Eles vão ver como eu sou bonita
E ter vergonha

Eu também sou América.