Licks Aboutchele

Licks Aboutchele é um personagem de Gleidson C. Alves. O gênio de 313 anos (atualmente), é rei de uma terra mágica, Dreamtown. Licks foi criado pelo autor no ano de 2003. Ele escrevia textos secretos sobre a vida do menino Licks, porém, o autor entrou para o Projeto Cadmo em 2011, e pôs em prática a escrita com a história que então estava escondida. As histórias que foram guardadas desde 2003 foram perdidas em 2008. Gleidson teve que mudar-se para Salvador devido à morte de sua mãe, ele morava em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, Bahia. Além do mais, Licks não tinha muito enredo. O que eram escritos parecia com um diário, sem muita ordem. Em 2011, Licks ganhou uma nova versão, um rapaz adulto e maduro, entretanto egoísta, o que rendeu um desagrado pelo editor e professor do Projeto Cadmo, Jayme Ribeiro. "Prefiro o Larry que o Licks. Larry sofreu quando criança, já Licks foi criado com todo o conforto e amor de seus pais", disse Jayme numa conversa informal com Gleidson durante a edição de Licks e a Caça às Bruxas.
Gleidson não é muito contente com o primeiro livro, Licks e o Segredo da Vida. Ele não tinha muita experiência com a escrita e o conto ficou corrido.
No ano seguinte, 2012, a forma de aprender com erros do autor, o levou a compor um livro pensado e repensado. Licks a a Caça às Bruxas é o "xodó" de Gleidson.
Licks é o mocinho da história, porém Larry, seu irmão gêmeo, que era do mal no primeiro livro, se torna bom em Caça às Bruxas e passa a ajudar seu irmão. A crítica de Jayme é verdadeira. Licks, em partes, luta pelo que é seu, usando o clichê de que está ajudando o seu povo, enfim, não deixando de ajudar.
"Os líderes e os heróis são vazios, tolos, prepotentes, odiosos e maléficos. Mentem quando se dizem intérpretes do povo e pretendem falar em seu nome, pois a bandeira que empunham é a da morte, para subsistir necessitam da opressão e da violência. Em qualquer posição que assumam, em qualquer sistema de governo ou tipo de sociedade, o líder e o herói exigirão obediência e culto. Não podem suportar a liberdade, a invenção e o sonho, têm horror ao indivíduo, colocam-se acima do povo, o mundo que constroem é feio e triste. Assim tem sido sempre, quem consegue distinguir entre o herói e o assassino, entre o líder e o tirano?"
Jorge Amado, O Menino Grapiúna, capítulo nove.


Gleidson inspirou-se nesse trecho para escrever Licks. Como todo líder, ele é imponente, e no entanto, ditatório. Segundo o autor, o terceiro e último livro está sendo escrito, mas o título ainda não será divulgado.
Os principais personagens da saga são:
  • Licks Aboutchele; 
  • Larry Aboutchele, seu irmão gêmeo; 
  • Isabel Charlot Aboutchele, a esposa de Larry, ela quase que não aparece nos livros, mas é citada;
  • Flávia Sorrah Aboutchele, mulher de Licks; 
  • Júlia Severo A., a ex-mulher de Licks; 
  • July Stevenson, a advogada do rei, no primeiro livro eles têm um caso secreto, antes de Licks casar-se com Flávia; 
  • Aída Obrihã, a vilã da saga, uma feiticeira de mais de dois mil anos que atormenta o mundo da magia a anos em busca da imortalidade; 
  • Dowmo Broux, este é o personagem que pouco se sabe, ele não está definido como do bem ou do mal;
  • Mall McLouiz, este é um dos vilões, porém ele é um inimigo político de Licks, então chama-lo de vilão não é tão certo; 
  • John Aboutchele, o pai de Licks e Larry e criador de Dreamtown; 
  • Abdum Stush, ele é um personagem que entrou na saga mostrando um lado solidário de Licks. Abdum era um gênio castigado por algum crime cometido no passado, e Licks o perdoou e o tornou seu assessor.