domingo, 25 de agosto de 2013

Super-Homem, a Canção - Gilberto Gil

Estava eu procurando músicas para ouvir quando lembrei de uma que gosto muito, Super-Homem, A Canção, de Gilberto Gil. Na minha humilde opinião, Gil, Caetano e Chico, são uns dos melhores compositores da MPB, são músicas bem pensadas, e bem inspiradoras. Inclusive, neste momento em que escrevo, estou escutando e apreciando a letra de Super-Homem.
O início da musica é praticamente um arrependimento, do compositor. Ele falou num show que fez para a TV Globo, no ano passado, que Caetano Veloso contou o filme Super-Homem para ele, e ele ficou imaginando como seria e compôs a canção. Ele começa falando, "um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria", como se ser homem não mais fosse bastante, que para ser reconhecido teria que ser um super-homem.
Há um trecho da música que eu particularmente me empolgo ao tentar cantar, coisa que não faço bem.
Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser
Para bom entendedor, meia palavra basta, é linda a canção.
Enfim, acho Gil o cara, no show de fim de ano, para a Globo, conheci um Gilberto Gil compositor, porque antes vivia no clichê de escutar as músicas mais conhecidas, depois deste show, procurei saber mais, e encontrei músicas magníficas. Semana que vem, irei escrever  sobre Chico Buarque e o que acho dele. Assistam ao vídeo da música Super-Homem, interpretada por Gil, Ivete e Caetano no show para a Rede Globo, até a próxima.