domingo, 1 de setembro de 2013

Atrás da Porta - Chico Buarque

Dentre muitas, a música de Chico Buarque que mais me toca, me emociona com vigor, é "Atrás de Porta". A música relata uma cena dramática em que envolve um homem e uma mulher, ao menos é o que aparenta ser. Além de cantor, Chico é compositor, dramaturgo e escritor. Chico morou na Itália durante a ditadura, não que foi exilado, mas saiu do país devido à repressão do exército. Ele é muito conhecido pela música "Cálice" (Chico Buarque e Gilberto Gil - 1973), que rendeu proibição pela censura no Brasil. 
Voltando à música "Atrás de Porta". Esta canção feita pelo "eu feminino" de Chico, ficou mais conhecida na belíssima voz de Elis Regina, que pôs mais drama à música com uma interpretação de classe, não que a de Chico não seja boa, mas a voz dele não é das mais bem prendadas, na minha sórdida e ousada opinião. Até que gosto, é uma voz normal, e só ele sabe expôr o que a música deve passar, afinal, ele é quem compôs e quem sente o necessário para a interpretação. A voz dele não é dessas certinhas e isso passa à música um clímax popular, mas aconchegante. Escolhi falar sobre esta música porque há trechos nela em que me dão ótimas idéias, ou melhor, me deram. Há um trecho no próximo livro do Licks, em que esta música é a cena. Não está igual, mas escrevi ouvindo esta música e acho que saiu legal. Eu não vou divulgar o trecho aqui, porque ele é crucial para a história, mas vocês saberão. 
Então, ousam esta bela música na voz de Elis e dê um like, valeu...
Na semana que vem tem Caetano Veloso.